WAZE


Olá pessoal, o nosso post de hoje é sobre o Waze. Pra quem não sabe, o Waze é uma mistura de aplicativo de navegação com comunidade. Ou melhor, é um GPS social (como os próprios criadores o denominam) e possui versões para iOS (universal: iPad e iPhone), Android, Symbian e Windows Mobile.

O Waze tem chamado a atenção, pois possui uma proposta bem diferente, além de ter um grande diferencial do serviço que é o fato de que o Waze não usa a base de mapas da TeleAtlas (como TomTom, Sygic e outros). Na verdade, os mapas são desenhados pelos próprios usuários (só isso já faz do Waze o primeiro software de GPS a possuir mapas da nova Marginal e do Rodoanel em São Paulo, por exemplo).

Este GPS social funciona de fato graças aos seus usuários. Mesmo com as notificações automáticas do software, o usuário é quem faz da informação presente no Waze algo precioso, pois pode enviar manualmente as suas próprias vias preferidas mais detalhadamente, incluindo notificações de acidentes ou blitzes, podendo inclusive compartilhar uma foto do acontecimento. Sendo assim, só de andar com o Waze aberto, já é uma grande vantagem tanto para quem usa quanto para os outros usuários da comunidade e se não fosse esse conteúdo gerado pelos próprios usuários o software não se diferenciaria muito dos outros GPSs.

Essa interação dos usuários, que acaba sendo o próprio conteúdo do software, tem muito a ver com crowdsourcing , que é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. Graças a esta “inteligência compartilhada”, portanto, caracterizada pelo crowdsourcing, é que as pessoas conseguem se livrar de problemas como acidentes que deixam alguma via parada, alguma blitz ou simplesmente saber qual o melhor caminho para chegar onde quer, o que nós do PPpoint resumiríamos com um ditado levemente alterado: “UM (WAZE) POR TODOS E TODOS POR UM (WAZE)”, ou quem sabe “A UNIÃO FAZ A FORÇA (O WAZE)”.

E aí, qual dos dois ditados representa melhor o Waze para você? Se interessou em usá-lo ? Caso venha a ter ou já teve alguma experiência com este software, conte para nós como foi !!

Beijooos 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: